A HISTÓRIA DO CRC

História

Fazia frio naquele final de tarde do dia 2 de abril de 1938 em Chapecó, quando os amigos Alcindo Silva, Pedro da Silva Maciel, Cid Ribas e Mauricio Spalding de Souza se reuniram em um bar no centro da pequena cidade de Chapecó, para discutir a criação de uma associação esportiva e recreativa.

Neste ano Chapecó comemorava 21º ano de Emancipação, muitos vinham na esperança de uma vida melhor, na busca de novas oportunidades. Era justo e necessário que todos tivessem um local para o seu lazer e diversão.

Então, no dia seguinte, 03 de abril de 1938, Alcindo da Silva, lavrou a 1ª ATA nomeando Maurício Spalding de Souza, o 1º Presidente, e assim seria dado por fundado o Esporte Clube Chapecoense.

Em um terreno próximo a Praça Coronel Bertaso, hoje, a Escola Marechal Bormann. Foi edificada a primeira sede da agremiação, uma estrutura imponente, muita espaçosa, bem arejada e segura.

Em 1946 a agremiação recebe o nome definitivo de Clube Recreativo Chapecoense.
Mas a vida não é feita só de bailes e futebol. Era uma noite de Carnaval em 1947, quando do nada surgiu o fogo, destruindo tudo, restando apenas cinzas e escombros.

Mas o tempo não para, era preciso construir um novo prédio. Em julho de 1947, depois de uma troca de terrenos o Coronel Bertaso cedeu ao Clube o espaço onde hoje é o Ginásio de Esportes, ali foi construído um novo prédio. Por 22 anos ele permaneceu intacto, até que em 1969 o fogo mais uma vez tomou conta do clube, destruindo totalmente a cancha de bolão e parte das demais instalações.

No início da década de 1970 a cidade crescia vertiginosamente, era preciso acompanhar esta evolução. Coube ao então presidente Rubens Carvalho Rauen, construir um novo prédio, moderno e preparado para o futuro.

Logo após o termino da construção do novíssimo prédio teve inicio a construção das piscinas um fato grandioso e muito comentado na época. Pronto, o novo CRC virou “atração turística”, todos vinha ver à grandiosidade e beleza da construção. Agora os chapecoenses poderiam desfrutar do seu clube para o lazer, diversão, e a prática de esportes.

O Clube Recreativo Chapecoense, passou a ser ao longo dos anos um local de suma importância para Chapecó e chapecoenses, jovens e casais se divertiram e desfilaram sua jovialidade e graça em bailes majestosos, nos muitos carnavais e eventos em nossos salões.
Aqui foram tomadas decisões relevantes para a história da cidade e da região.
Solenidades da prefeitura, posses, atos políticos. Empresas e entidades fizeram e fazem uso da infraestrutura realizando aqui seus eventos.
Muitos sócios e sócias que debutaram no clube, casaram, comemoraram os 15 anos de suas filhas e também casaram suas filhas.

O esporte sempre teve muito valor para o CRC. Muitos títulos foram conquistados ao longo desses 80 anos. O futsal, que até hoje é o esporte com maior participação do Clube, tem a maior quantidade de troféus conquistados em renomados campeonatos, por tantos atletas que aqui deixaram sua marca.

Em 25 de Julho de 1989, indo de encontro ao clamor dos sócios por uma sede campestre para momentos de lazer junto a natureza o CRC confirma a compra do Guará. Um local de grande beleza natural e já com uma infraestrutura primaria pronta.

O Clube durante todo esse tempo acompanhou a evolução de Chapecó e evoluiu com ela. Cresceu em estrutura, tornou-se moderno, acessível, cumprindo com sua missão de proporcionar lazer, bem-estar, recreação, esporte e cultura a seus associados, através de uma estrutura completa com academia, piscina, saunas, complexo esportivo, salão nobre e a bela Sede Campestre.

Clube Recreativo Chapecoense 80 anos de história e sucesso!

Missão
Proporcionar, lazer e bem estar aos associados, num local agradável com conforto, segurança e respeito.

Visão
Ser um clube social de referência para a comunidade chapecoense, promovendo o lazer e o bem estar dos seus associados e da comunidade onde está inserido.

Princípios e Valores

Ética
Respeitar os princípios morais e religiosos, políticos e sociais de nossos associados, trabalhando com honestidade, profissionalismo e transparência.

Comprometimento
Atuar de forma planejada, segura, respeitando os associados, colaboradores e a natureza.

Inovação
Estimular a criatividade, implantando soluções diferenciadas para os associados.

Compromisso
Dispor aos associados as melhores condições para que se sinta confortável no ambiente do clube.

Humanização
Estimular o contínuo crescimento profissional e pessoal dos colaboradores, trabalhando com entusiasmo, paixão e alegria, praticando a justiça, construindo e mantendo relações de confiança, de lealdade e transparência.

Responsabilidade Social
Contribuir para o desenvolvimento consciente e sustentado da sociedade Chapecoense, garantindo o pleno exercício da cidadania e respeito às pessoas e meio ambiente.